Sobre Ana Sofia Pacheco

Desde cedo que tenho o fascínio pelas coisas que vêm do oriente. Era miúda e ficava siderada com um quadro, um livro ou um filme que se reportasse ao que eu considerava “o outro lado do mundo”.
Em 1996, comecei a praticar kungfu e um colega falou-me do curso de Medicina Tradicional Chinesa (MTC). Resolvi inscrever-me na Escola Superior de MTC, em Lisboa, em 1998. O que era uma mera curiosidade transformou-se numa vontade de explorar mais a sério o meu potencial nesta área e em 2003 quando terminei a minha formação iniciei o meu percurso profissional nesta área.
Em 2005, tomei conhecimento dum curso de acupuntura japonesa desenvolvida por praticantes invisuais (toyohari) e o meu fascínio voltou a ampliar-se. Fui a Amsterdão durante um ano fazer a formação e passei a utilizar esta técnica juntamente com todos os outros conhecimentos da área de MTC, nomeadamente, fitoterapia, alimentação e qígong. Posteriormente, e até ao momento, fui fazendo mais formação relacionada à acupuntura japonesa (acupuntura pediátrica – Shonishin -, Manaka, Meridian Therapy, moxa, etc), além de frequentar a formação internacional de aperfeiçoamento contínuo do toyohari.
Adicionalmente, em 2017 fui convidada para professora do curso de acupuntura do IPS e posteriormente ERISA, para a disciplina de Taichi e Chikung e iniciei o meu mestrado na Universidade Lusófona em 2019, com a dissertação “Estudo dos processos motivacionais para a prática do qígong (chikung) e a associação deste com a prevenção das quedas e do medo de cair, na população idosa”.

Ana Sofia Pacheco

Telemóvel:

913146943

Email:

Local onde exerce:

Figueira Mansa Wellness, Lisboa

Espaço 44, Cruz Quebrada

Técnicas:

Toyohari, shonishin, manaka, meridian therapy, Moxa Japonesa